Parabéns meu amigo muito anos de vida e felicidade que Deus te abençoa hoje e sempre muito obrigado aquelas palavras maravilhosas de Deus que passar para a sociedade você e um homem de Deus e merece sucesso na sua vida sempre.
sexta-feira, 31 de agosto de 2018
quarta-feira, 29 de agosto de 2018
História do Bezerra de Menezes.
Descendente de antiga família de ciganos fazendeiros de criação, ligada à política e ao militarismo na Província do Ceará, era filho de Antônio Bezerra de Menezes (tenente-coronel da Guarda Nacional) e de Fabiana de Jesus Maria Bezerra.[1]
Em 1838, aos sete anos de idade, ingressou na escola pública da Vila do Frade (adjacente ao Riacho do Sangue, atual Jaguaretama) onde, em dez meses, aprendeu os princípios da educação elementar.[2]
Em 1842, como consequência de perseguições políticas e dificuldades financeiras, a sua família mudou-se para a antiga vila de Maioridade (Serra do Martins), no Rio Grande do Norte, onde o jovem, então com onze anos de idade, foi matriculado na aula pública de latim. Após dois anos já substituía o professor em classe, em seus impedimentos.[2]
Em 1846, a família retornou à Província do Ceará, fixando residência na capital, Fortaleza. O jovem foi matriculado no Liceu do Ceará, onde concluiu os estudos preparatórios
Em 1851, ano de falecimento de seu pai, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde, naquele mesmo ano, iniciou os estudos de Medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Em Novembro do ano seguinte, ingressou como residente no hospital da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.[2] Para prover os seus estudos, dava aulas particulares de filosofia e matemática.
Graduou-se em 1856, com a defesa da tese: "Diagnóstico do Cancro".[1][2][3] Nesse ano, o Governo Imperial decretou a reforma do Corpo de Saúde do Exército Brasileiro, e nomeou para chefiá-lo, como Cirurgião-mor, o Dr. Manuel Feliciano Pereira Carvalho, seu antigo professor, que o convidou para trabalhar como seu assistente.[4]
A 27 de abril de 1857 candidatou-se ao quadro de membros titulares da Academia Imperial de Medicina com a memória "Algumas considerações sobre o cancro, encarado pelo lado do seu tratamento".[4] O académico José Pereira Rego leu o parecer na sessão de 11 de maio, tendo a eleição transcorrido na de 18 de maio e a posse na de 1 de junho do mesmo ano.[2]
Em 1858 candidatou-se a uma vaga de lente substituto da Secção de Cirurgia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.[2] Nesse ano saiu a sua nomeação oficial como assistente do Corpo de Saúde do Exército, no posto de Cirurgião-Tenente[2] e, a 6 de novembro, desposou Maria Cândida de Lacerda, que viria a falecer de mal súbito em 24 de março de 1863, deixando-lhe dois filhos, um de três e outro de um ano de idade.
No período de 1859 a 1861 exerceu a função de redator dos Anais Brasilienses de Medicina, periódico da Academia Imperial de Medicina.[4]
Em 1865 desposou, em segundas núpcias, Cândida Augusta de Lacerda Machado, irmã por parte de mãe de sua primeira esposa, e que cuidava de seus filhos até então, com quem teve mais sete filhos.
Por sua postura de médico caridoso, atendendo pessoas que necessitavam mas não podiam pagar, ficou conhecido como "O Médico dos Pobres".[5]É relatado em suas biografias o episódio que Bezerra doou o seu anel de grau em medicina a uma mãe para que comprasse os remédios de que seu filho precisava.[6]
“
|
O médico verdadeiro é isto: não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto... O que não acode por estar com visitas, por ter trabalhado e achar-se fatigado ou por ser alta à noite, mau o caminho e o tempo, ficar perto ou longe do morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem com que pagar a receita, ou diz a quem lhe chora à porta que procure outro - esse não é médico, é negociante da medicina, que trabalha para recolher capital e juros dos gastos da formatura.
|
Trajetória política[editar | editar código-fonte]
No final dos anos 1850, a Câmara Municipal do Município Neutro tinha como presidente Roberto Jorge Haddock Lobo, do Partido Conservador. Ao mesmo tempo, Bezerra de Menezes já se notabilizara pela atuação profissional e pelo trabalho voltado à população carente. Desse modo, em 1860, em uma reunião política, alguns amigos levantaram a candidatura de Bezerra de Menezes, pelo Partido Liberal, como representante da paróquia de São Cristóvão, onde então residia, à Câmara. Ciente da indicação, Bezerra recusou-a inicialmente, mas, por insistência, acabou se comprometendo apenas em não fazer uma declaração pública de recusa dos votos que lhe fossem outorgados.
Abertas as urnas e apurados os votos, Bezerra fora eleito. Os seus adversários, liderados por Haddock Lobo, impugnaram a posse sob o argumento de que militares de Segunda Classe não podiam exercer o cargo de Vereador. Desse modo, para apoiar o Partido, que necessitava dele para obter a maioria na Câmara, decidiu requerer exoneração do Corpo de Saúde (26 de março de 1861). Desfeito o impedimento, foi empossado no mesmo ano.[2][8]
Foi reeleito vereador da Câmara Municipal do Município Neutro para o período de 1864 a 1868.
Foi eleito deputado Provincial pelo Rio de Janeiro em 1866, apesar da oposição do então primeiro-ministro Zacarias de Góis e dos chefes liberais - senador Bernardo de Sousa Franco (visconde de Sousa Franco) e deputado Francisco Otaviano de Almeida Rosa. Empossado em 1867, a Câmara dos Deputados foi dissolvida no ano seguinte (1868), devido à ascensão do Partido Conservador.
Retornou à política como vereador no período de 1873 a 1885, ocupando várias vezes as funções de presidente interino da Câmara Municipal, efetivando-se em julho de 1878, cargo que corresponderia atualmente ao de Prefeito.
Foi eleito deputado geral pela Província do Rio de Janeiro no período de 1877 a 1885, ano em que encerrou a sua carreira política. Neste período acumulou o exercício da presidência da Câmara e do Poder Executivo Municipal. Em sua atuação como deputado, destacam-se algumas iniciativas pioneiras: buscou, através de projeto de lei, regulamentar o trabalho doméstico, visando conceder a essa categoria, inclusive, o aviso prévio de 30 dias; denunciou os perigos da poluição que já naquela época afetava a população do Rio de Janeiro, promovendo providências para combatê-la.[9] Foi membro, a partir de 1882, das Comissões de Obras Públicas, Redação e Orçamento.
terça-feira, 28 de agosto de 2018
8º encontro de jovens espirita em Três Rios
O 8º encontro de jovens espirita em Três Rios vai ser neste domingo dia 02 de sembro a parti das 9:00h vamos participar neste evento espirita para poder fazer um mundo melhor.
Domingo da bondade.
Domingo da bondade venham ao almoço do seminário das nossas princesas no dia 16 de sembro, Vamos ajudar essa casa de amor que é o seminário neste momento de dificuldade que o nosso país esta passando.
sexta-feira, 17 de agosto de 2018
O Lucas Pasqueta e seleção
O atacante do flamengo o Lucas Paqueta foi chamando para a seleção brasileira para jogar dois abistoso em setembro. Vamos começar montar o time para a copa 2022 o trabalho tem que começar desde já para ganhar o hexa.
O evento na igreja Assembleia de Deus.
O evento na igreja assembleia de Deus em Paraíba do Sul RJ CGDC Culto jovem. Vamos participar neste evento com isso estamos levando os nossos jovens no mundo de amor precisando mais de amor com o nosso próximo vai no dia 18 de agosto de 2018. Parabéns a equipe de trabalhadores pelo belo evento.
quarta-feira, 15 de agosto de 2018
Lula não pode ser candidato á presidência.
O PT registrou nesta quarta-feira (15) na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República com o ex-prefeito Fernando Haddadcomo candidato a vice.
O registro foi antecedido de uma marcha de militantes ao TSE e um ato em frente ao tribunal com carros de som e discursos de apoio ao ex-presidente. Uma comitiva de políticos da coligação que reúne PT, PCdoB e Pros protocolou a candidatura às 17h20, pouco mais de uma hora e meia antes do prazo final (19h).
Além de Lula, também efetuaram registros de candidaturas nesta quarta-feira Henrique Meirelles (MDB), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC). Com isso, são 13 os candidatos a presidente da República na eleição deste ano. O número é o maior desde a eleição de 1989.
O registro foi antecedido de uma marcha de militantes ao TSE e um ato em frente ao tribunal com carros de som e discursos de apoio ao ex-presidente. Uma comitiva de políticos da coligação que reúne PT, PCdoB e Pros protocolou a candidatura às 17h20, pouco mais de uma hora e meia antes do prazo final (19h).
Além de Lula, também efetuaram registros de candidaturas nesta quarta-feira Henrique Meirelles (MDB), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC). Com isso, são 13 os candidatos a presidente da República na eleição deste ano. O número é o maior desde a eleição de 1989.
Foram ao quinto andar do tribunal para efetuar o registro de Lula a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann; a ex-presidente Dilma Rousseff; o ex-prefeito Fernando Haddad e a deputada Manuela D´Avila, que desistiu da candidatura a presidente pelo PCdoB para ser vice na chapa do PT depois que o TSE julgar a candidatura de Lula. Por acordo com o PCdoB, o PT cederá o posto de vice a Manuela, seja qual for o candidato a presidente pelo partido.
segunda-feira, 13 de agosto de 2018
Neste domingo houve mais acidente com ônibus em Paraíba do Sul RJ.
Neste domingo (13) houver mais um acidente na estrada de Werneck segundo o motorista a barra de direção quebrou essa empresa esta pior do que a viação Paraíba. O povo Sul Paraíbano não aguenta mais esse sofrimento. Por favor DR Alessandro acorda quando e tempo ver que volta a viação Paraíba que o povo Sul Paraíbano esta sofrendo demais.
sexta-feira, 10 de agosto de 2018
Na entrada na nossa cidade esta cheiros de lixos.
Na entrada de Paraíba do Sul esta cheio de lixo cade a equipe de limpeza da prefeitura para manter a limpeza da nossa cidade pessoas que vem visita a nossa Paraíba do Sul vai encontra na entrada da cidade lixos. Por favor prefeitura ver que mantem a limpeza pelo menos da entrada da nossa cidade.
quinta-feira, 9 de agosto de 2018
Feliz dia dos pais
Neste domingo (12) é dia dos pais um feliz dia dos pais para todos pais Sul Paraíbano que Deus abençoa todos. Vamos dar valor os nossos pais quando temos.
Comeps XIII 2018.
A comeps 2018 vai ser no dia 16 de setembro de 2018 na casa espirita União e Caridade em frente o fórum de Paraíba do Sul RJ o preço da inscrição e R$ 15.00 por pessoa. Vamos participar neste evento para estudar o espiritismo e encontra a felicidade verdadeira.
quarta-feira, 8 de agosto de 2018
A saída do Paulo Guerreiro do flamengo.
Capítulos finais com contornos de melancolia. O personagem principal fora de cena, e o roteiro apontado para uma despedida à francesa. A relação entre Paolo Guerrero e o Flamengo foi intensa e misteriosa ao longo de três anos. E não durará mais três como deseja o peruano, o que indica para um final sem choro ou drama na próxima sexta-feira.
Queixando-se de dores musculares na coxa, Paolo não esteve no gramado com os companheiros nesta segunda. Foi ao Ninho para tratamento em período integral, como aconteceu ao longo da última semana. A presença diante do Cruzeiro, quarta-feira, pela Libertadores, é improvável. Assim como a renovação do contrato que expira dia 10.
terça-feira, 7 de agosto de 2018
Justiça eleitoral 2018.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou nesta terça (7) que a Justiça Eleitoral dispõe de instrumentos legais para impedir que o debate políticodescambe para a prática de crimes contra a honra, como a calúnia, a injúria e a difamação. Segundo o presidente do tribunal, embora a liberdade de expressão seja um dos pilares da vida democrática, precisa ser exercida com ética e respeitoàs leis.
“Se o debate eleitoral chegar ao nível dos delitos contra a honra, o TSE tem instrumentos capazes de apreciar a criminalização destas condutas e suas consequências”, disse Fux ao participar da abertura do seminário Academia da Democracia: Eleições 2018 - Desafios e Perspectivas. Realizado pelo TSE e pela Escola Judiciária Eleitoral, o evento acontece hoje e amanhã (8), na sede do tribunal, em Brasília.
Fux lembrou que a legislação trata das práticas classificadas como crimes contra a honra quando praticados com objetivos eleitorais. “Há tutela legal penal para tudo isso. Sem prejuízo, temos ainda um instrumento eficientíssimo, que é o direito de resposta, que também concedemos”, acrescentou o ministro.
O Artigo 243 do Código Eleitoral, por exemplo, veda propagandas que caluniem, difamem ou injuriem pessoas, órgãos ou entidades públicas. A diferença entre as três práticas consta do Código Penal. A calúnia é quando alguém atribuiu uma falsa acusação criminosa a outra pessoa ou grupo. A difamação ocorre quando alguém imputa a outra pessoa um fatos que ofende sua reputação. Já por injúria, entende-se a ofensa à dignidade ou ao decoro. Quando esta ofensa envolve a discriminação à raça, cor, etnia, religião, origem ou à condição da pessoa ser idosa ou ter alguma necessidade especial, a injúria é agravada e sua pena aumentada.
Disponível no site do TSE, um estudo jurídico esclarece que os delitos eleitorais podem ser considerados específicos ou propriamente eleitorais ou acidentais. Os primeiros somente podem ser praticados na órbita eleitoral. Já os acidentais são aqueles previstos no Código Penal ou em leis especiais e que acabam também por ser incluídos no rol dos ilícitos eleitorais por serem praticados com fins eleitoreiros.
“Se o debate eleitoral chegar ao nível dos delitos contra a honra, o TSE tem instrumentos capazes de apreciar a criminalização destas condutas e suas consequências”, disse Fux ao participar da abertura do seminário Academia da Democracia: Eleições 2018 - Desafios e Perspectivas. Realizado pelo TSE e pela Escola Judiciária Eleitoral, o evento acontece hoje e amanhã (8), na sede do tribunal, em Brasília.
Fux lembrou que a legislação trata das práticas classificadas como crimes contra a honra quando praticados com objetivos eleitorais. “Há tutela legal penal para tudo isso. Sem prejuízo, temos ainda um instrumento eficientíssimo, que é o direito de resposta, que também concedemos”, acrescentou o ministro.
O Artigo 243 do Código Eleitoral, por exemplo, veda propagandas que caluniem, difamem ou injuriem pessoas, órgãos ou entidades públicas. A diferença entre as três práticas consta do Código Penal. A calúnia é quando alguém atribuiu uma falsa acusação criminosa a outra pessoa ou grupo. A difamação ocorre quando alguém imputa a outra pessoa um fatos que ofende sua reputação. Já por injúria, entende-se a ofensa à dignidade ou ao decoro. Quando esta ofensa envolve a discriminação à raça, cor, etnia, religião, origem ou à condição da pessoa ser idosa ou ter alguma necessidade especial, a injúria é agravada e sua pena aumentada.
Disponível no site do TSE, um estudo jurídico esclarece que os delitos eleitorais podem ser considerados específicos ou propriamente eleitorais ou acidentais. Os primeiros somente podem ser praticados na órbita eleitoral. Já os acidentais são aqueles previstos no Código Penal ou em leis especiais e que acabam também por ser incluídos no rol dos ilícitos eleitorais por serem praticados com fins eleitoreiros.
Roubo de carga quadrinha de Vassouras.
Cinco homens foram presos em flagrante, na madrugada de segunda-feira (06) pela Polícia Militar, quando tentavam roubar a carga de uma carreta, na RJ-127, na localidade conhecida como Toca dos Leões, em Vassouras/RJ. Os detidos têm idades entre 52, dois de 46, um de 43 anos e outro que não foi informada a idade.
A ação começou quando a transportadora perdeu o sinal de GPS do caminhão, em Vassouras, carregado de sabão em pó, roubado na altura de Sapucaia. O motorista registrou que foi rendido por homens armados e teve o veículo levado. Os policiais foram até o local e encontraram a carreta em frente ao ao “Depósito do Mineiro”. Eles foram rendidos no momento que soltavam a carga da carreta. Um deles estava armado, com uma pistola Glock, calibre 40, com 15 munições intactas. Com os suspeitos ainda foram apreendidos 06 celulares, e R$ 1.779 em dinheiro. Eles foram conduzidos à delegacia (95ª DP).
Foi descoberto que havia uma outra carreta baú, sem identificação no depósito, que poderia ser produto de roubo. Dentro da carreta recuperada estava, segundo a polícia, um bloqueador de sinais de satélite e uma bolsa de ferramentas. Havia ainda no depósito um outro bloqueador de sinais e uma caixa com 22 aparelhos de laboratório hospitalar.
No container da carreta havia várias embalagens contendo milho verde. NO depósito havia ainda extrato de tomate. Os acusados vão responder por assalto a mão armada e formação de quadrilha. Eles permanecem presos na carceragem da 95 DP, em Vassouras.
segunda-feira, 6 de agosto de 2018
O Lula vai ser candidato á presidência eleições 2018.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu nesta semana que sua defesa nas ações eleitorais atuará em duas frentes, cada uma capitaneada por um advogado e com estratégias distintas.
O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão cuidará das questões relacionadas diretamente a atos de campanha do petista. Já o advogado paranaense Luiz Fernando Pereira será o representante de Lula no embate jurídico pelo registro da sua candidatura.
O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão cuidará das questões relacionadas diretamente a atos de campanha do petista. Já o advogado paranaense Luiz Fernando Pereira será o representante de Lula no embate jurídico pelo registro da sua candidatura.
Lula está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril e é o pré-candidato do PT ao Palácio do Planalto. O registro de seu nome na disputa eleitoral, no entanto, é ameaçado pela Lei da Ficha Limpa, que prevê a inelegibilidade de condenados por órgãos colegiados.
O PT dará entrada no registro da candidatura de Lula no dia 15 de agosto e então, após a impugnação da candidatura com base na Lei da Ficha Limpa, recorrerá aos tribunais superiores. O escolhido para tentar garantir esse primeiro passo de Lula na eleição é um advogado que até bem pouco tempo atrás não tinha contato com o ex-presidente.
Luiz Fernando Pereira foi contratado pelo PT no final do ano passado para elaborar um parecer sobre a inelegibilidade do petista. Há dois meses foi levado para explicar a sua tese a Lula, que gostou do que ouviu. A fiadora de Pereira no partido e com Lula é Gleisi Hoffmann, presidente da sigla. Pereira advoga para ela, mas não é vinculado aos quadros petistas.
Nós vamos ter que levar em consideração as condições específicas do Lula. Se ele não for liberado, ele vai ter que ter o direito de receber jornalistas no lugar onde ele se encontra aí tem que se fazer as adequações logísticas para isso”, diz Aragão.
O perfeito Dr Alessandro falou na radio hoje mais não falou nada sobre os ônibus.
O perfeito Dr Alessandro e a sua vice Mariangela falou na radio mais não falou a questão dos ônibus que a prefeitura ainda não resolveu esse grande problema a 3 mês que o nosso povo Sul Paraíbano as nossas crianças e esta com dificuldades de ir na escola. Ainda fala mal dos vereadores Thiago Martins e Mario Sergio Cordeiro eles estão fazendo o trabalho deles o povo Sul Paraíbano esta querendo a volta da viação Paraíba para ter ônibus em todos os bairros de Paraíba do Sul.
Hoje Paraíba do Sul esta em luto.
Hoje Paraíba do Sul esta em luto. Faleceu o nosso médico Dr Jadir além de médico era uma pessoa maravilhosa tinham carinho com nossas crianças. Os nossos sentimentos para toda família.
sábado, 4 de agosto de 2018
Pré candidato presidência
Luiz Inácio da Silva é o sétimo dos oito filhos de Aristides
Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo, um casal de lavradores iletrados
que vivenciaram a fome e a miséria na zona mais pobre de Pernambuco.[6][7] Nasceu
em 27 de outubro de 1945 em Caetés (até 1964 um distrito do município de Garanhuns[8]),
interior pernambucano. Faltando poucos dias para sua mãe dar à luz,[9] seu
pai decidiu tentar a vida como estivador em Santos,
levando consigo Valdomira Ferreira de Góis, uma prima de Eurídice, com quem
formaria uma segunda família. Com Valdomira Aristides teve dez filhos, fora
alguns que possam ter morrido. Contando os 12 que teve com Eurídice – quatro
morreram ainda bebês – a família conta que Aristides teve pelo menos 22 filhos
conhecidos.[10][11]
Em
dezembro de 1952, quando Lula tinha apenas sete anos de idade, Eurídice decidiu
migrar para o litoral do estado de São Paulo com seus filhos para se
reencontrar com o marido (acreditando que seu marido fizera esse pedido, quando
na verdade seu filho Jaime, que já morava com o pai, escreveu dizendo que esse
era o desejo de Aristides). Após treze dias de viagem num transporte conhecido
como "pau-de-arara", chegaram ao distrito
de Vicente de Carvalho (àquela época
denominado Itapema), no município de Guarujá,
onde tiveram que dividir a convivência de Aristides com sua segunda família
(Aristides já os havia visitado no nordeste em 1950, quando inclusive
apresentou seus novos filhos para sua primeira família). A convivência difícil
com Aristides (que era extremamente rigoroso com os filhos) levou Eurídice a
sair de casa com os filhos, morando inicialmente em uma casa precária muito
perto da de Aristides e, mais tarde, em 1954, mudando-se para a capital, onde
foi viver num cômodo atrás de um bar localizado na Vila Carioca,
bairro da cidade de São Paulo. Lula e seu irmão José Ferreira de
Melo – o Frei Chico – ficaram morando algum tempo ainda com o pai, junto com
sua segunda família, mudando-se para São Paulo em 1956. Após a separação, Lula
quase não se reencontrou mais com seu pai, que morreu em 1978, sendo enterrado
como indigente (Lula e seus irmãos só souberam da morte do pai vários dias após
o enterro).[11]
Em 1968, durante a ditadura militar,
filiou-se ao Sindicato de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.[7] Lula relutou em filiar-se e
candidatar-se, pois à época tinha uma visão negativa do sindicato e seu grande
lazer era jogar futebol. Apesar de não ter qualquer experiência sindical, já
era apontado como pessoa com espírito de liderança e carisma. Convencido a
integrar a chapa, sob influência de seu irmão, José Ferreira da Silva –
conhecido como Frei Chico, militante do Partido
Comunista Brasileiro[20] e do Sindicato dos
Metalúrgicos de São Caetano do Sul[21] – Lula foi eleito, em 1969,
para a diretoria do sindicato dos metalúrgicos da cidade, dentre os suplentes,[22] continuando a exercer suas
atividades de operário.
Em 1972, elegeu-se 1º secretário do
Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema,[23] continuando a exercer suas
atividades de operário. Na época, foi criada, no sindicato, a Diretoria
de Previdência Social e FGTS,
que lhe foi atribuída.[24] Ao ser eleito, ficou à
disposição do sindicato, cessando suas atividades de operário. Sua atuação na
diretoria lhe deu grande destaque, sendo então eleito presidente do mesmo
sindicato em 1975. Ganhou projeção nacional ao liderar a
reivindicação em 1977 da reposição aos salários de índice
de inflação de 1973, após o próprio governo reconhecer que
aquele índice havia sido bem maior que o inicialmente divulgado e então
utilizado para os reajustes salariais. Apesar de ampla cobertura na imprensa,
ainda na vigência do AI-5, o governo não cedeu aos
pedidos. Reeleito em 1978, passou a liderar as
negociações e as greves de metalúrgicos de sua base que passaram a acontecer em
larga escala a partir de 1978 e que haviam cessado de ocorrer desde o
endurecimento repressivo da ditadura militar na
década anterior.[11]
Por liderar as greves
dos metalúrgicos do Região do ABC no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, Lula foi preso, cassado como
dirigente sindical e processado com base na Lei de Segurança
Nacional.[23]
Durante o movimento grevista, a ideia
de fundar um partido representante dos trabalhadores amadureceu e, em 1980,
Lula juntou-se a sindicalistas, intelectuais, representantes dos movimentos
sociais e católicos militantes da Teologia da
Libertação para formar o Partido dos
Trabalhadores (PT), do qual foi o primeiro presidente.[25]
Em 1994, Luiz Inácio Lula da Silva voltou a
candidatar-se à presidência e foi novamente derrotado, ainda no primeiro turno,
dessa vez pelo candidato do PSDB, Fernando Henrique Cardoso. Em 1998, Lula saiu pela terceira vez derrotado como
candidato à presidência da República, em uma eleição novamente decidida no
primeiro turno. No entanto, manteve papel de destaque na esquerda brasileira[carece de
fontes] ao
apresentar-se numa chapa que tinha como candidato à vice-presidência o seu
antigo rival Leonel Brizola, que havia
disputado arduamente com Lula sua ida ao segundo turno das eleições de 1989
como adversário de Collor. Lula tornou-se um dos principais opositores da
política econômica do governo eleito, sobretudo da política de privatização de empresas
estatais realizadas nesse período.
Em 27 de outubro de 2002, Lula foi eleito
presidente do Brasil, derrotando o candidato apoiado pela situação, o
ex-ministro da Saúde e então senador pelo Estado de São Paulo José Serra do PSDB. No
seu discurso de diplomação, Lula afirmou:
"E eu, que durante tantas vezes fui acusado de não ter um diploma
superior, ganho o meu primeiro diploma, o diploma de presidente da República do
meu país."
quinta-feira, 2 de agosto de 2018
Eleições 2018.
A três dias do prazo final para realização das
convenções, dois candidatos definiram seus vices: Geraldo Alckmin
terá como vice a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Marina
Silva, o ex-deputado Eduardo Jorge, sacramentando a aliança com
o PV.
Nos dois casos, a escolha foi
feita pelos próprios candidatos dentro dos partidos aliados.
Com a escolha de Ana Amélia,
Alckmin aposta na recuperação do eleitorado conservador da região Sul, onde ele
perdeu espaço para o candidato do Podemos, Álvaro Dias.
Com esses votos, o tucano espera
recuperar pontos na pesquisa que possam transmitir a ideia de viabilidade
eleitoral da candidatura.
Ele tem como desafio, no
entanto, reconquistar o eleitorado de São Paulo, onde venceu duas eleições
consecutivas no primeiro turno, mas agora as pesquisas o apontam em segundo
lugar, atrás de Bolsonaro.
Marina Silva havia demonstrado
preferência por Eduardo Jorge que, como ela, também fez carreira política no
PV. Em 2014, ele disputou a eleição presidencial contra Marina.
Assinar:
Postagens (Atom)